2020
FETO 20 anos: sempre é tempo de mudar
Bem-vindes, bem-vindas e bem-vindos ao FETO!
Antes de mais nada, a partir desta edição, vamos adotar a linguagem neutra. Já ouviu falar? Então seja bem-vinde e sinta-se incluíde. Sempre que possível, em nossas redações, serão utilizadas palavras terminadas com a vogal “e”, com a finalidade de estabelecer uma comunicação inclusiva, que respeita e representa. Para nós, pensar outras vias de comunicação, reconhecendo a diversidade de gênero, é acompanhar o caminhar dos tempos e as transformações sociais, ao longo da história.
E por falar em tempo, que tempos são esses, hein? Nunca imaginamos chegar à vigésima edição do FETO assim. Distantes há meses, mantendo conversas, trocas, pesquisas, trabalhos e relações mediadas pelas telas. Respiramos para nos manter vives, vivas e vivos (com saúde). Em duas décadas de festival, o mundo mudou tanto e nós também. De casa, de formato, de tamanho. A inquietude, resistência e coletividade pertencem historicamente a nós, artistas da cena, estudantes, professores, enfim, sonhadores de um país melhor, sem desigualdades. Mas a impossibilidade de estarmos juntes agora, era algo impensável até então.
E aqui estamos, levantando a muitas mãos o FETO 2020, com um novo formato todo on-line. Já que “reinventar” é uma palavra síntese do ofício e do momento, resolvemos deixar de lado a discussão se o que temos feito, na web, é teatro ou não. Em instante ímpar na história do mundo, situados radicalmente no presente, lançamos o olhar para o que tem sido possível criar em tempos virtuais. Onde no dia a dia você pode redescobrir a teatralidade? O que estudantes e professores têm produzido? O que traz inquietude para a vida e que pode se tornar material para a cena. Como resignificar com arte o que temos sentido, durante a pandemia? Como construir espaços de troca
e encontro entre estudantes hoje?
Diante de tantas questões, o FETO se depara com as ferramentas digitais. E agora? Quanta tecnologia nos aproxima, mas quantas diferenças ainda nos separam. De repente a realidade da vida passa a ser virtual. (E quem não tem acesso à informática, existe agora?) Tantas plataformas a serviço da sensibilidade e da arte. O que fazer com tudo isso? Mesmo com a limitação dos aparatos tecnológicos e os desafios trazidos pelas novas maneiras de estar e se relacionar no mundo, seguimos do lado de cá, com o desejo de reunir pessoas e afetos, em torno do teatro. Que tal?
Estão abertas as inscrições para o FETO 20 anos, que acontecerá de 18 a 26 de novembro de 2020.
Vem com a gente!
ANTES DE FALAR JÁ NÃO SE OUVE
Ateliê Colaborativo | Santa Maria [RS]
O acontecimento cênico “Antes de falar já não se ouve” explora criações híbridas que perpassam o teatro, a performance e o audiovisual, por meio de temáticas que problematizam o consumo, a produção desenfreada, a alienação dos sujeitos e o corpo como um produto descartável.
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CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
GÊNERO: Teatro Performativo
DURAÇÃO: 2 minutos
FICHA TÉCNICA:
Encenação e Dramaturgia: Elisa Lemos
Atuação: Allan Luidi, Amanda Pedrotti, Evandro Luft, Leticia Utzig, Liziana da Rosa, Mateus Fazzioni, Rosicler Garcia
Produção: Allan Luidi e Flavia Grutzmacher
Edição: Diordinis Baierle
MANIFESTO POR UM TEATRO DO OLHO
Teatro do Olho | Rio de Janeiro [RJ]
“Que o toque encontre caminho de atravessar os cabos, e que o encontro toque e aqueça os vidros frios por onde tudo é achatado”. Num ímpeto de manter vivo o teatro num tempo de indefinições, surge o Manifesto apontando o desejo pelo encontro, incorporando as suas falhas.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Manifesto
Experimental
DURAÇÃO: 2 minutos
FICHA TÉCNICA:
Texto: Thales Ferreira
Voz: Raíza Rameh
Performance: Bruno Bernardini, Lucas Brunno, Raíza Rameh, Thales Ferreira
Edição: Thales Ferreira
PARADINHA
Bárbara Casseb | Belo Horizonte [MG]
Paradinha é uma coleção de vídeos curtos que apresenta, no tempo, o momento de uma cidade e seus habitantes. Uma composição fragmentar que justapõe imagens do centro de BH, durante os primeiros meses de pandemia, a fragmentos de cartas escritas por pessoas em estado de isolamento social.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Audiovisual
DURAÇÃO: 2 minutos
FICHA TÉCNICA:
Criação e Montagem: Bárbara Casseb
Experimentos cênicos
Trabalhos de 3 a 10 minutos com transmissão pelo Youtube
AGORA É QUE SÃO ELAS
Coletivo Delas | Criciúma [SC]
19/18h30 – 12h
Em nós, dias e noites ganharam novos significados na realidade pandêmica. O dia lá fora não impediu a noite aqui dentro, nem a noite inibiu o dia de raiar em nós. Mas a luta segue: é preciso enfrentar a si mesmo para encontrar o outro.
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CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 10 minutos
FICHA TÉCNICA:
Atrizes: Bruna Medeiros Romansini, Juliana Kulkamp Gnoatto de Carvalho, Michelle Miranda Ribeiro, Ritha de Cassia Magnus Lummertz
Direção: Eduardo Osorio Silva
Orientação: Luiz Gustavo BieberBach Engroff
Edição de vídeo: Ana Paula da Silva Bertolina
AMÉRICA DAS OUTRAS
Endêmica Coletiva | São Paulo [SP]
19/11 – 18h30
América das Outras é um vídeo-performance que discute as consequências da colonialidade no corpo da mulher, ao propor uma conexão entre terra, fronteiras, história e apagamento das identidades femininas.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Vídeo-performance
DURAÇÃO: 6 minutos
FICHA TÉCNICA:
Pesquisa e Idealização: Endêmica Coletiva
Roteiro: Endêmica Coletiva
Direção de arte: Endêmica Coletiva
Elenco: Ana Cangussu, Daniela Carinhanha e Larissa Fujinaga
Cenário e Figurino: Daniela Carinhanha
Trilha sonora: Ana Cangussu
Edição de som e vídeo: Larissa Fujinaga
Fotografia: Endêmica Coletiva
PRETA ROSA EGIPCÍACA
Cia Teatral Caminho do Sol | Mariana [MG]
22/11 – 18h30
A peça, Preta Rosa Egipcíaca, enfatiza a sofrida trajetória da personagem nas terras de Minas Gerais, sobretudo na cidade de Mariana, onde viveu dos 14 aos 32 anos. De meretriz a beata, de exorcizada a exorcista, de santa a perseguida pela Inquisição.
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CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 10 minutos
FICHA TÉCNICA:
Adaptação e Direção: Juliana de Conti
Direção de arte: Luciane Trevisan e Raed D’Angelo
Direção de fotografia: Luciane Trevisan
Montagem: Raed D’Angelo
Figurino: Juliana de Conti
Cenografia: Juliana de Conti
Roteiro: Juliana de Conti
Captação de som direto: Raed D’Angelo e Luciane Trevisan
Maquiagem: Raed D’ Angelo
Elenco: Aguinaldo Elias, Ketellyngh Braz, Karina Lana, Ryan Gomes, Hélen Cristina, Gabriel Cafuzo
Trilha sonora: Gabriel Cafuzo e Raed D’Angelo
EXERCÍCIOS PARA DIAS ESTRANHOS
Corre Coletivo | Belo Horizonte [MG]
24/11 – 18h30
“Exercícios para dias Estranhos” é o registro poético dos encontros virtuais do Corre Coletivo, realizados durante o isolamento social. Uma investigação sobre TELAtralidades e performa VIRTUALIDADES possíveis em meio à estranhezade dias ausentes, que se repetem e que transbordam.
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CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 10 minutos
FICHA TÉCNICA:
Corre Coletivo: Ágatha Lorrane, Amenda, Eli Bárbarie, Giulia Pontes, Júlia Camargos, Larissa Loreto, Laura Lemos, Lucas Fabrício, Meireles, Nathalia Caldeira, Papillon, Paulo Maffei, Rainy Campos, Renato Bezerra, Sara Martins, Sereia e Victor Santos
Direção e Roteiro: Rainy Campos, Júlia Camargos, Lucas Fabrício e Paulo Maffei
Edição de vídeo: Rainy Campos e Paulo Maffei
Criação Coletiva
VOZES DO CORPO
Fanchecléticas | Belo Horizonte [MG]
25/11 – 18h30
Temos fome nessa carne cheia de dizeres e vamos nos fazer ouvidas por todos os seus poros. Agora nós que diremos quem fala. E quem escuta.
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CLASSIFICAÇÃO: 18 anos
GÊNERO: Experimental
DURAÇÃO: 10 minutos
FICHA TÉCNICA:
Atuação: dévora mc, Gesiele Regina, Letícia Ângelo
Filmagem: dévora mc e Letícia Ângelo Pole
Performer: Gesiele Regina
Texto: dévora mc
Música: Letícia Ângelo
Edição e Montagem: Mel Jhorge
Realização: Fanchecléticas
Fazendo ao vivo
Trabalhos realizados no período de isolamento social que serão transmitidos em tempo real no Youtube
ENTRE NÓS – ESPETÁCULO VIRTUAL
Teatra das Rosas | Rio de Janeiro [RJ]
21/11 – 20h
“Entre Nós” aborda um misterioso confinamento feminino, que, aos poucos, vai revelando marcas psicológicas profundas, oriundas dos medos e culpas característicos do gênero feminino.
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CLASSIFICAÇÃO: 16 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 100 minutos
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Roberta Mancuso
Assistência de dramaturgia: Karina Diniz
Elenco: Karina Diniz, Roberta Mancuso, Zylus Irpo
Direção: Roberta Mancuso
Assistência de direção: Karina Diniz
Supervisão de direção: Maria Rita Rezende
FRAGMENTOS DISSO QUE CHAMAMOS VIDA
Espetáculo fruto de apresentação de TCC | Dourados [MS]
22/11 – 20h
Do grito seco na garganta, anéis, flor, balde, vestidos de festa, alicate, comprimidos, microfone e objetos guardados num baú, contam histórias de mulheres escritas
em um diário.
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CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 33 minutos
FICHA TÉCNICA:
Direção e Dramaturgia: Júnia Pereira
Texto e Atuação: Lauanne Oliveira e Tatiane Santos
Criação de luz: Gil Esper
Montagem de luz: Rodrigo Bento
Figurino: Malu Reis
Ideias confinadas
Propostas realizadas com acompanhamento de tutor indicado pelo festival, que possuem duração de até 20 minutos e transmissão pelo Youtube
TÁ TUDO BEM, VAI FICAR TUDO BEM!
Grupo Palas | Belo Horizonte [MG]
22/11 – 19h
“Tá tudo bem, vai ficar tudo bem” é resultado de uma pesquisa focada em estereótipos. Através de mascaramentos e do lúdico, os atuantes propõem e distorcem situações frequentemente impostas a esses personagens.
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CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
GÊNERO: Vídeo-performance
DURAÇÃO: 20 minutos
FICHA TÉCNICA:
Direção: Talita Campos
Roteiro: Pedro Coelho
Elenco: André de Paula, Carol Mezanto, Pedro Coelho e Victor Cravelar
Figurino: Pedro Coelho
Edição: Lucas Coelho
Produção: André de Paula
+ Este projeto contou com a tutoria de Lira Ribas.
WEBSERIE ORATÓRIOS
Corpo Cênico – Escola do Futuro em Artes Basileu França | Goiânia[GO]
22/11 a 25/11 – 15h (um episódio por dia)
A Websérie Oratórios é uma adaptação do espetáculo de mesmo nome. Dividida em
quatro episódios, traz personagens que revelam temas como a manipulação humana, a discriminação racial, de gênero, abusos e outras disfunções sociais.
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CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO TOTAL DOS 4 EPISÓDIOS: 20 minutos
FICHA TÉCNICA:
Realização: Corpo Cênico da Escola do Futuro em Artes Basileu
Elenco: Catarina Vilela, Hitallo Torquato, Mel Gonçalves, Paula Pereira, Roberta Machado, Wânio Kamenach
Roteiro: Corpo Cênico – Escola do Futuro em Artes Basileu França
Estruturação dramatúrgica: Paulo Morais
Orientação pedagógica e Direção: Eliana Santos
Assistente de direção: Paulo Morais
Direção de fotografia: Marta Aragão
Som direto: Cindy Faria
Preparadora corporal: Flávia Honorato
Preparador vocal: Rubens Rodrigues
Iluminação: João Victor Fernandes e Nathália Carneiro
Direção de arte: Vanessa Croft
Produção: Hitallo Torquato
Edição e Montagem: Paulo Morais, Vinicius Rezende e Catarina Vilela
Assistente de produção: Wânio Kamenach
Concepção estética: Jéssika Hannder
Tutoria: Graziela de Sena
Coordenação do teatro: Elcivan Luciano lima
Diretora da Escola do Futuro em Artes Basileu França: Lóide Magalhães
+ Este projeto contou com a tutoria de Graziele Sena.
Teatro na Escola
Espetáculos de estudantes de cursos livres ou de quaisquer níveis de ensino que não estejam matriculados em instituições voltadas fundamentalmente ao ensino profissionalizante das artes cênicas.
Criações de minuto
Vídeos de até 2 minutos que vão ao ar no Instagram do FETO
CORDEL DA LAPA
Escola Estadual Profa Daura de Carvalho Neto – Antônio Pereira | Ouro Preto [MG]
19/11 – 12h
Minicurta que narra a história da aparição da imagem de Nossa Senhora numa gruta, em Antônio P. Pereira, Distrito de Ouro Preto-MG. O local, hoje, é um santuário que recebe peregrinos o ano todo. A criação é do aluno Pedro Lucas dos Santos Martins, do 6 ano da Escola Estadual Profª Daura de Carvalho Neto, com a orientação da profª Renata Duarte, de Artes. O trabalho foi elaborado dentro das solicitações do edital para a participação no FESTECO 2020 – Festival de Teatro Comunitário de Mariana (online). Na categoria Cordel, alcançou o primeiro lugar.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Cordel
DURAÇÃO: 2 minutos
FICHA TÉCNICA:
Criação, Locução, Filmagem, Roteiro e Figurinos: Pedro Lucas dos Santos Martins
Orientação pedagógica: profª. Renata Duarte da Escola Estadual Profª Daura de Carvalho Neto
Crianças: Giovana da Silva Santos, Christian Eugenio de Oliveira, Bianca Talita dos Santos
Edição: André Luis dos Santos Martins
Mãe: Angelita Izabel dos Santos
Diretor da Escola Daura: Fabricio Nepomuceno
SISTEMA OFFLINE: UM EXPERIMENTO ONLINE
Núcleo de Experimentação Cênica – Escola de Teatro Trupe de Truões | Uberlândia [MG]
21/11 – 12h
Pane no sistema: alguém nos desconfigurou! “Sistema Offline – um experimento online” traz os vícios, causados pela conexão digital, pelo bombardeio de informações na internet, e os efeitos nos corpos e mentes quando privados desse advento. Inspirado no texto “Sistema Offline” de Rafael Lorran.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Experimento-performático
DURAÇÃO: 2 minutos
FICHA TÉCNICA: Alunes e Criadores: Ana Laura Reis, Antônio Mendes, Duda Costa, Julia Lucatti, Karine Vitória, Maeu Rocha, Maria Vitória
Alunas colaboradoras: Alícia Coelho e Érica Santos
Roteiro e Ambientação: Núcleo de Experimentação Cênica – Escola de Teatro Trupe de Truões
Professor, Edição e Direção: Ernane Fernandez
Coordenação pedagógica: Ronan Vaz
Suporte técnico de edição: Lucas Mali e Amanda Barbosa
Músicas: Trecho de “Blood Walk” de Cabaret Nocturne e trecho de “Imagine” de John Lennon
Edição de áudio: Ernane Fernandez
MIGRAAAANTES: A VOZ E O CAOS
Fulcro Abstração | Alta Floresta [MT]
23/11 – 12h
Uma cantora turca, que não tem o direito de cantar em seu país. A cena, nomeada de “A voz e o caos”, mostra a realidade de uma mulher no Oriente Médio.
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CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 2 minutos
FICHA TÉCNICA: Direção de arte: Aline Leles
Encenação e Direção geral: Eduardo Machado
Edição e Direção de som: Gustavo Domingues
Assistente de direção: Jayana Mota
Produção: Jonatans Nunes Leonardo Berlanda
Edição e Direção de imagem: Lucca Faria
Ator e Locutor: Marcos Balbino
Atriz e locutora: Samira Paola
Produção: Geovana Bauli
Experimentos cênicos
Trabalhos de 3 a 10 minutos com transmissão pelo Youtube
MEET
Corpo Composto | Aparecida de Goiânia [GO]
20/11 – 18h30
Quais os limites entre real e virtual? Como nosso corpo reflete a sensação de que está se tornando cada vez menos visto apesar de exposto todo o tempo? Meet fala das mudanças na vida de 5 jovens durante o isolamento social pela COVID-19.
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CLASSIFICAÇÃO: 10 anos
GÊNERO: Artes Cênicas
DURAÇÃO: 9 minutos
FICHA TÉCNICA:
Direção: Giovana Consorte
Concepção, Roteiro e Imagens: Bárbara de Carvalho, Giovana Consorte, Hauany Aquino, Karyne Mariano Vieira, Rafaela Pereira, Rousejanny Ferreira e Ysaías Cardoso
Intérpretes-criadores: Bárbara de Carvalho, Hauany Aquino, Karyne Mariano, Rafaela Pereira e Ysaías Cardoso.
SILÊNCIO
Colégio Viver e Aprender | Campos do Jordão [SP]
21/11 – 18h30
“Eu vim ao mundo”. Assim se inicia a série de autoacusações presentes no texto de Peter Handke. Acusações que trazem à tona um olhar para comportamentos considerados como naturais, criando um jogo que transita entre os gestos de viver e de fazer teatro.
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CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 10 minutos
FICHA TÉCNICA:
Texto: Peter Handke
Direção: Danilo Riva
Elenco: Ana Raphaela Pereira, Bianca Ribas Diniz, Bruna Oliveira Pessanha Zoffoli, Camile Vitoria Silva de Lima, Felipe Gabriel Oliveira de Castro, Flavia Beatriz Alves da Costa, João Pedro Gomes Lemes, Julia Aparecida Lobo Costa, Julia Fabienne Silva e Costa, Kauani Gonçalves da Silva, Maicon José dos Santos Junior, Maria Julia Cunha Silva de Lima, Mariana Victoria Ribeiro da Silva Costa, Matheus Augusto Oliveira Macha-do, Nicole Viana da Silva, Yuri de Morais Prestes
Edição: Ricardo Aquino
SONHANDO JUNTOS
Grupo UniTribos | Lauro de Freitas [BA]
23/11 – 18h30
Uma epidemia se espalha na cidade. Um grupo de estudantes, liderado por um professor, decide viajar além das montanhas, na expectativa de encontrar a cura para a doença devastadora.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Dramático
DURAÇÃO: 10 minutos
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia e Direção: Ana Paula Dorst
Elenco: O menino (Sabrynne Alves), O professor (Nicole Langner), Os Três Estudantes (Pedro Henrique Barbosa), A Mãe (Giovanna Alves Frota), O Grande Coro (Carlos Roberto Zennatti Pires, Nicolas Hommes e Rodsley Nathan Gomes)
NÃO
Escola Municipal de Teatro – Escola de Teatro Faces | Primavera do Leste [MT]
23/11 – 18h30
Uma epidemia se espalha na cidade. Um grupo de estudantes, liderado por um professor, decide viajar além das montanhas, na expectativa de encontrar a cura para a doença devastadora.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Dramático
DURAÇÃO: 10 minutos
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia e Direção: Ana Paula Dorst
Elenco: O menino (Sabrynne Alves), O professor (Nicole Langner), Os Três Estudantes (Pedro Henrique Barbosa), A Mãe (Giovanna Alves Frota), O Grande Coro (Carlos Roberto Zennatti Pires, Nicolas Hommes e Rodsley Nathan Gomes)
MIGAS!!!
Companhia Futuro – Instituto BH Futuro | Belo Horizonte [MG]
23/11 – 18h30
Durante o período da quarentena, duas amigas voltam a conversar depois de meses, e compartilham, de forma divertida, o dia a dia, em tempos de pandemia.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Comédia de Costumes
DURAÇÃO: 5 minutos
FICHA TÉCNICA:
Atrizes: Giovanna Lima e Gabriela Itelvino
Roteiro: Giovanna Lima, Gabriela Itelvino e Allan Calisto
Direção e Edição: Allan Calisto
Fazendo ao vivo
Trabalhos realizados no período de isolamento social que serão transmitidos em tempo real no Youtube
DOG DAY: LEITURA CÊNICA NA ESCOLA
Grupo Teatro em Extensão da UERGS | Montenegro [RS]
18/11 – 16h
Proposta de leituras gravadas de fragmentos da peça “Dog Day”, que integra o livro “Dog Day e Diálogos nas folhas em Branco” (EDIPUCRS, 2018). A peça retrata o amanhecer e adormecer de dez personagens atravessados por encontros e desencontros solitários, numa cidade onde as luzes nunca se apagam.
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CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 35 minutos
FICHA TÉCNICA:
Direção e Orientação: Marli Sitta
Dramaturgia: Fernanda Moreno
Atuação: Fernanda Moreno, Ismael Goulart e Tiago Martinelli
Sonoplastia: Ismael Goulart
Realização: Grupo de extensão – Construção da Docência em Teatro da UERGS
E SE FÔSSEMOS NÓS?
Teatro JN | Sao Vicente [SP]
20/11 – 16h
Uma trupe adentra o palco virtual para contar em quatro fragmentos a história de uma sociedade criada no fundo do mar. Livremente inspirada na obra “Se os tubarões fossem homens” de Bertold Brecht.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
POPULAR: Real e Lúdico
DURAÇÃO: 20 minutos
FICHA TÉCNICA: Direção: Igor Ferreira
Direção de elenco: Chris Obeck
Roteiro: Fabio Martins, Fabrynny Tenorio, Diogo Ribeiro, Lays Cristina, Laysa Vitoria, Enzo Miguel e Igor Ferreira
Direção de arte e Figurino: Ozzy
Cenário e Iluminação: Grupo
Sonoplastia: Guilherme Zupo
Elenco: Fabio Martins, Fabrynny Tenorio, Diogo Ribeiro, Lays Cristina, Laysa Vitoria, Enzo Miguel
Produção: Grazi Ramos
Edição e Montagem: Diany de Jesus
Transmissão ao vivo: Vanessa Salgado
Apoio: Instituto Camará Calunga e Escola José Nigro
Ideias confinadas
Propostas realizadas com acompanhamento de tutor indicado pelo festival, que possuem duração de até 20 minutos e transmissão pelo Youtube
JOÃO PANEIRO
Grupo Entrecena | São Luís [MA]
19/11 – 19h
O trabalho trata de relatos mais comuns sobre a lenda da serpente, figura emblemática da Ilha de São Luís, ora se apresentando como uma princesa encantada, ora como o dragão de São Jorge, ou ainda, como um ser descomunal, com escamas faiscantes.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Teatro de Atores e Animação (musical)
DURAÇÃO: 20 minutos
FICHA TÉCNICA:
Diretor geral: Jorge Milton
Autores: Tácito Borralho e Josias Sobrinho
Direção musical e Sonoplastia: Micael Carvalho
Direção de arte da concepção visual: Beatriz Sousa
Atuação, Sonoplastia e Adereços: Ana Rafaele Oliveira, Vitória Chagas, Beatriz Araújo, Guilherme Reis, Raquel Aguiar, Jéssica Souza
Atuação, Sonoplastia e Artesão bonequeiro: Mateus Mesquita
Atuação e Sonoplastia: Douglas Borges, Amanda Sousa, Lyan Ferreira, Thalita Soares, Mickaelly Costa
Iluminação e Sonoplastia: Lucas de Paula
Figurino: Mateus Mesquita, Raquel Aguiar
Edição de vídeo: Ana Rafaele Oliveira
+ Este projeto contou com a tutoria de Raquel Castro.
MINHA JANELA SE ABRIU PRA PRAÇA
Grupo Alta – EE Professor Altamir Gonçalves | Sorocaba [SP]
21/11 – 19h
Criação coletiva, a websérie narra a história de dez meninas que se encontram virtualmente no grupo de mensagens para falar das lembranças da pracinha perto da escola e compartilhar seus anseios e sentimentos vividos na pandemia. Temas como, acesso à internet, rotina, momentos de lazer, Covid e universo da menina, são abordados na peça.
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CLASSIFICAÇÃO: Livre
GÊNERO: Comédia/Drama
DURAÇÃO: 19 minutos
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Mariana Sberthny, Maria Eduarda, Sofia Gentil, Amanda Fogaça, Lorena Freire, Maria Carolina, Letícia Sianga, Yasmin Maria, Clara Ayumi, Bárbara Lima, Bruna Giampaoli, Emilia França
Roteiro, Figurino e Cenografia: Criação Coletiva
Direção geral e Edição: Marcos Clóvis Fogaça
Professor-tutor: Vicente Concilio
Filmagens: Débora Sousa Santos, Marcos, Denise, Alan Cieczinski Lemes, Bruno, Lilian Regina, Marilene Arnaldo Sianga, Cintia, Guilherme, José, Cinthia, Bárbara, Patricia
Músicas: “Se Liga” – Porffirio | “A Nossa Lua é Flicts” – Marcos Fogaça | “Esperançar” – Amanda Fogaça | “Cachorro Amarelo” – Amanda Fogaça, Marcos Fogaça.
+ Este projeto contou com a tutoria de Vicente Concílio.
Teatro na Escola
Encontros fechados realizados, no Zoom, entre participantes e mediadores.
OLHARES #1
Mediação: Fabiana Brasil e Mariana Arruda
JOÃO PANEIRO, Grupo Entrecena \ São Luís [MA]
CORDEL DA LAPA, Escola Estadual Profª Daura de Carvalho Neto \ Antônio Pereira \Ouro Preto [MG]
20/11 – 14h
OLHARES #2
Mediação: Eduardo Kawamura e Raysner de Paula
SILÊNCIO, Colégio Viver e Aprender \ Campos do Jordão [SP]
SONHANDO JUNTOS, Grupo UniTribos \ Lauro de Freitas [BA]
22/11 – 14h
OLHARES #3
Mediação: Charles Valadares e Tiago Cruvinel
DOG DAY: LEITURA CÊNICA NA ESCOLA, Grupo Teatro em Extensão da UERGS \Montenegro [RS]
MEET, Corpo Composto \ Aparecida de Goiânia [GO]
SISTEMA OFFLINE – UM EXPERIMENTO ONLINE, Núcleo de Experimentação Cênica -Escola de Teatro Trupe de Truões \ Uberlândia [MG]
23/11 – 14h
OLHARES #4
Mediação: Marcos Alexandre e Marina Viana
MINHA JANELA SE ABRIU PRA PRAÇA, Grupo Alta – EE Professor Altamir Gonçalves \Sorocaba [SP]
MIGRAAAANTES: A VOZ E O CAOS, Fulcro Abstração \ Alta Floresta [MT]
MIGAS!!!, Companhia Futuro – Instituto BH Futuro \ Belo Horizonte [MG]
24/11 – 14h
OLHARES #5
Mediação: Gil Esper e Vicente Concílio
E SE FÔSSEMOS NÓS?, Grupo Teatro JN \ São Vicente [SP]
NÃO, Escola Municipal de Teatro – Escola de Teatro Faces \ Primavera do Leste [MT]
25/11 – 14h
Oficinas
Atividades formativas gratuitas.
DA MINHA TELA EU VEJO: TEATRO-EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CONFINAMENTO
Com Charles Valadares e Raysner de Paula
Datas: 7, 14, 21 e 28 de outubro e 04 e 11 de novembro
Horário: 19h às 21h
E.C.O.S. – MEMÓRIA COMO PERCURSO CRIATIVO – MIRADAS LATINO-AMERICANAS
Com Idylla Silmarovi
Datas: 18, 20 e 23 de novembro
Horário: 10 às 12h
OFICINA DE DRAMATURGIA AUDIOVISUAL NO TEATRO
Com Mateus Cardoso
Datas: 23 a 26 de novembro
Horário: 19 às 21h
CaFETO
Tradicional café-encontro do Festival, nesta edição realizada de modo on-line, para troca de saberes entre participantes, comissão artística, produção e público interessado
Formação em teatro hoje - novas práticas de ensino
Com Karina Figueiredo @karinafig.luz (MT), Fredda Amorim @freddamorim (MG), Marcos Fogaça @marcosclovisfogaça (SP), Onisajé @onisaje (BA)
Mediação: Michelle Sá @amichellesa
A proposta é refletir sobre os caminhos e práticas do ensino teatral nas escolas. O que as escolas de teatro têm repensado diante de tantas pautas urgentes e vozes emergentes? Como têm se preparado e se organizado para rever o pensamento eurocêntrico, trazendo um olhar decolonial para a formação? Quais instituições hoje propõem metodologias e processos criativos que expandem o campo do conhecimento, com reflexões sobre diversidade de classe, etnia, gênero? Quais referências vem de fora do Sudeste brasileiro, ou da América Latina? Qual o acesso de professores e estudantes à bibliografia de mulheres, mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+.
Bios
Karina Figueredo é artista pesquisadora, iluminadora cênica, atriz e professora. Mestranda pelo PPG ECCO/UFMT, membra do GP Artes Híbridas: intersecções, contaminações e transversalidades e coordenadora das Áreas Técnicas da MT Escola de Teatro. Articuladora do in-Próprio Coletivo, desenvolve pesquisas acerca da dramaturgia da luz e processos compartilhados de criação, já ministrou cursos/oficinas em diversas cidades e atua como iluminadora de alguns grupos/artistas brasileiros.
Marcos Fogaça é Mestrando em Ensino de Artes Cênicas pela UNIRIO, Especialista em Linguagens da Arte pela USP e Graduado em Teatro pela UAM, Atualmente é Professor de Arte e Teatro na Escola Estadual de Ensino Integral Professor Altamir Gonçalves, Sorocaba, SP e Professor Tutor EaD na licenciatura em Teatro na UFBA.
Onisajé é diretora teatral, graduada em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA, mestra e doutoranda em artes cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas PPGAC/UFBA. Dramaturga, preparadora e formadora de atuantes. Yakekerê do Ilê Axé Oyá L´adê Inan na cidade de Alagoinhas. Escreveu e dirigiu os espetáculos Siré Obá – A festa do Rei, Ogun – Deus e Homem, Exu – A Boca do Universo. Dirigiu as montagens Traga-me a cabeça de Lima Barreto, Pele Negra, máscaras brancas. É uma das coordenadoras da Pele Negra Escola de Teatros Pretos.
Fredda Amorim – Sou Historiadora e professora de História(2009) com uma experiência de quase 10 anos no ensino público de educação de MG, prefeituras de Ouro Preto, cidade onde vivi por muito tempo e Prefeitura de Pedro Leopoldo, cidade por onde minha corpa entrou no mundo. Atualmente professora dos módulos sobre diversidade de gênero e mercado de trabalho no curso de Lideranças Trasformadoras da BBI – Business Behavior Institute of Chicago. Tenho me relacionado com as Artes, com a performance, intervenções urbanas, teatro, poéticas, processos de criação e performatividade de gênero dentro e fora das instituições. Desenvolvendo e me debruçando em pesquisas, ações e práticas voltadas para as questões de gênero e raça, junto a coletiva plaTaforma QUEERLOMBOS composta por outres pesquisadores e pessoas LGBTTQI-+. Essas questões e relações são fundamentais para minha pesquisa desenvolvida junto ao PPGAC-UFOP concluída em 2019 – Gestos performativos como ATOS de (re)existência: corpas montsra na cena contemporânea o que me tornou mestra em Artes cênicas. Atualmente estou produtora e idealizadora da empresa: Bangalô de Irene Produções artísticas que vem desenvolvendo vários projetos no campo das artes e articulando, também, suas ações a Plataforma Coletiva QUEERLOMBOS, coletivo MICA e Academia Transliteraria do qual também faço parte como secretária. No audiovisual já participei de projetos como produtora, assistente de arte e objetos como: quando a terra treme de Walter Sales, corpo presente de Tendera filmes, Gracinha de Manu Gavassi e outros projetos de menor porte com editoriais de moda, dresser cenotécnico e produção executiva de espetáculos e festivais como: cor preto, corpo presente, abraço, Zoé e Jesus era um rebelde, festival de inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das artes, CEBEU e Virada Cultural de BH. Atualmente Doutoranda em Teatro (2021) UDESC onde venho desenvolvendo pesquisas no campo das artes cênicas e das possibilidades de (RE)existência da corpa Travesti na cena contemporânea numa perspectiva decolonial e Transcestral no tempo espiralar.
Michelle Sá é atriz, palhaça, drag king, diretora, educadora social e professora de teatro. É Formada no T.U – Teatro Universitário da UFMG, licenciada em Teatro pela UFMG e pela Universidade de Lisboa, mestranda em Artes da Cena pelo Programa de Pós- Graduação em Artes/EBA/UFMG. Como educadora social atua no Projovem Adolescente onde criou o projeto “Teatro na Quebrada”. É professora no curso Técnico de Teatro e Circo do CICALT (Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias – antigo Valores de Minas). Colabora com diversos coletivos na cidade de Belo Horizonte: Trupe Estrela, Bacurinhas e segundaPRETA. Realiza o espetáculo Xabisa com o ator Alexandre de Sena, espetáculo contemplado pelo prêmio Leda Maria Martins.
Mostra Memória
Mostra em comemoração aos 20 anos do festival com exibição de 22 trabalhos selecionados por uma curadoria específica, e discutidos em 8 bate-papos.
BATE PAPO #1
MEDIAÇÃO: Eliezer Sampaio
PARTICIPANTES: Henrique Vertchenko: O pequeno barão, Oficininha de Teatro – FETO 2006, Henrique Limadre e Naiany Nascimento: Putz – A menina que buscava o Sol, Oboré Cia, (Undió) – FETO 2006, Kelly Crifer e Juliano Lopes: Os saltimbancos, Teatro Nós Cegos – FETO 2007
BATE PAPO #3
BATE PAPO #4
MEDIAÇÃO: Bárbara Bof
PARTICIPANTES:
Marcelo Veronez: À espera, Roda Viva – FETO 2006
João Valadares: Qorpo santo, Cia. Preqária – FETO 2006
Deinha Baruqui: Garatuja – Barba azul e outras histórias, Garabateios Investigações
Teatrais – FETO 2008
Clarice Rena: Diário de um pássaro, Móbile Companhia Circocênica – FETO 2010