2008
Começa a 8 a edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro
Em outubro e novembro de 2008, o FETO continua o seu trabalho de incentivo à difusão das artes cênicas no meio estudantil e realiza mais uma edição com 5 oficinas, palestra, CaFeto e 15 espetáculos voltados ao público de todas as idades.
No dia 23 de outubro, quinta-feira, às 20h, acontece a abertura da 8 a edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro, no Galpão Cine-Horto (Belo Horizonte) com apresentação gratuita do espetáculo “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias”, da Cia Pierrot Lunar. A programação vai até o dia 29 de novembro com espetáculos de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais e das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Santo André (SP).
“Desde a sua criação em 1999, a cada ano cresce mais em todo país o número de estudantes interessados em participar do festival”, informa a idealizadora, Bárbara Bof. Segundo ela, foram ao todo 457 estudantes inscritos em 2008 contra 331 em 2007. “O objetivo do Festival FETO é difundir as artes cênicas no meio estudantil, oferecendo conhecimento, espaço e mídia para apresentações de peças teatrais, e promovendo atividades que buscam o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, incentiva a formação de platéias e a democratização do acesso à cultura, oferecendo uma programação de qualidade acessível a todos”, acrescenta.
A banca de seleção deste ano foi formada pelos artistas Fábio Furtado, Letícia Castilho, Michele Ferreira, Renata Cabral e Tula Barcelos. Foram escolhidos 14 espetáculos para públicos adulto, infanto-juvenil e infantil: 08 na categoria “Escola de Teatro” e 06 na categoria “Teatro na Escola”. As apresentações acontecem entre os dias 24 e 16 de novembro, no Teatro Izabela Hendrix e no Galpão Cine Horto. Os espetáculos de rua serão realizados no Parque das Mangabeiras, no mesmo período.
Os espetáculos inscritos concorrem às categorias de Melhor Peça, Texto Inédito, Direção, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Figurino, Cenário e Iluminação. Os grupos vencedores do prêmio Melhor Peça – Adulto e Infantil – ganharão, além do troféu, o direito a reapresentar os espetáculos vencedores com 85% do valor da bilheteria.