2013
Chega outubro e com ele mais uma edição do FETO. Seus onze dias de programação já fazem parte do calendário do teatro e de festivais no país, mas há sempre um convite que se renova. Porque todo ano o FETO é diferente, porque cada edição traz novas questões e apontamentos. Esse frescor nos impulsiona a estruturar ações formativas e reflexivas que condizem com a realidade assinalada pelos grupos selecionados.
Apresentar um panorama nacional da produção teatral em um ambiente de reflexão é uma construção – além de coletiva – permanente. Ainda que sempre surjam questões mais urgentes, a própria história do festival nos oferece alicerces para pensar o teatro, seu caráter formativo, desafios e potências. Para construir o FETO, nos propomos o exercício constante de retomar, somar, aprofundar, (re)ver, considerar apontamentos surgidos no caminho para, assim, vislumbrar um (novo) ponto de chegada. Como uma memória que projeta para o futuro.
E, especialmente neste ano, lançamos um olhar sobre a relação – nunca dicotômica – entre Cultura e Educação. Ver que esses laços se estreitam nos enche de alegria, pois, afinal, a própria história do FETO se constrói a partir desse encontro. Percebemos ainda uma edição com mais força estudantil, talvez sintoma de uma realidade brasileira em que, bem aos pouquinhos, floresce o entendimento de que cultura é também formação, cidadania. Não à toa, as manifestações que neste ano eclodiram nas ruas do país tiveram nos estudantes uma grande potência, revivendo um lugar de reivindicação de voz, reencontrando um espaço histórico.
Vemos que é hora de ocupar esses e outros espaços, buscar voz ativa no mundo, sendo o teatro um meio ou um fim. Aguardamos ansiosos por ouvir os estudantes que compõem essa edição, cada um a partir do seu lugar de fala. Esperamos que se expressem, se manifestem, se coloquem. Queremos não só ouvir, mas dialogar, discutir o porvir. Com artistas, grupos, professores, pesquisadores e público.
O futuro do teatro é agora. Seja muito bem-vindo ao FETO 2013!
FOTOS
VÍDEO
MEMÓRIA
Após treze anos realizando o FETO – Festival Estudantil de Teatro, a Associação No Ato reuniu um precioso acervo de registros do teatro estudantil em todo o país. A riqueza desse material – composto de fotografias, textos, vídeos, cartas, registros profissionais e afetivos – levou a No Ato a idealizar o catálogo e o DVD documentário com as memórias do FETO, e consequentemente, de parte da memória do teatro estudantil brasileiro.
Além de imagens de acervo, há no Catálogo e no DVD novos depoimentos e memórias individuais de pessoas ligadas ao Festival, ao teatro, à educação e à pesquisa.
O acesso às memórias individuais é essencial para o planajamento e perspectivas de ações futuras repercutindo assim na construção de memórias coletivas.
Assista ao ducmentário FETO 13 Anos – Teatro, Encontros & Memória.